Blog

Voltar

COACHING APRECIATIVO – o Poder das Perguntas Positivas em Liderança

A experiência que tenho no desenvolvimento de Líderes tem-me mostrado duas coisas:

- São as perguntas que fazem o mundo progredir, não as respostas.
- É o foco no positivo que tem mais capacidade de motivar, inspirar e gerar dinâmicas criativas.

Esta experiência, associada aos contributos da Psicologia Positiva, levou-me a aplicar o Coaching Apreciativo de forma consistente nos Programas de Desenvolvimento de Líderes Coaches que concebo e desenvolvo.

Como partilhámos nos livros Ferramentas de Coaching e de Team Coaching, o Coaching Apreciativo baseia-se no Inquérito Apreciativo (David L. Cooperrider, Diana Withney, 1986), assentando em 5 princípios fundamentais, relacionados com as Crenças e Valores sobre os Sistemas Humanos e a Mudança.

Através dele, o Líder adquire uma visão mais clara de como as mudanças positivas ocorrem e podem ser promovidas. Como resultado, são encontradas formas de atuar através da identificação do que corre bem, do que funciona, do que motiva e do que permite ter sucesso.

Ao contrário do modelo clássico de resolução de problemas - "uma Organização é um problema a ser resolvido" -, o Inquérito Apreciativo baseia-se no princípio de que "uma Organização é um mistério a ser abraçado" (Hammond, S.A., 1996). Os 5 princípios do Inquérito Apreciativo têm uma aplicação muito útil para o Líder Coach:

1. Princípio Construcionista: A realidade é construída através da linguagem e dos diálogos. O futuro de um profissional é uma extensão do que ele sabe e do que não sabe. A sua atuação contribui para a sua realidade atual e coloca fronteiras em relação àquilo em que ele acha que é capaz de se tornar. Ao questionar os Colaboradores sobre os seus sucessos passados, o Líder Coach percebe o que eles sabem, podendo apoiá-los a aplicar esse conhecimento na construção do futuro que desejam.

2. Princípio Positivo: As atitudes, ações e conexões positivas promovem mudanças duradouras. Quando o Líder Coach trabalha com os Colaboradores na prossecução da situação desejada e quando ambos retêm atitudes positivas, atuando sobre a mudança que pretendem ver acontecer, esta acontecerá de forma mais positiva.

3. Princípio da Simultaneidade: O questionamento e a mudança ocorrem em simultâneo. As perguntas que o Líder Coach faz colocam a mudança em ação, numa determinada direção. As questões negativas ou focadas em problemas podem gerar defesa e evitamento da mudança. As positivas criam as bases daquilo que o Líder Coach e o Colaborador irão descobrindo e essas descobertas serão fundações para o futuro que pretendem que aconteça.

4. Princípio Poético: As estórias da vida podem ser “reescritas” de modo a contribuírem para um melhor ajustamento da visão dos Colaboradores sobre aquilo que eles são agora e daquilo que serão no futuro. Este princípio diz ao Líder Coach e ao seu Colaborador que uma estória pode ser “emoldurada”, reimaginada e vista de outros pontos de vista, favorecendo uma ação mais gratificante rumo aos objetivos. Os temas que se decidem pesquisar determinam o mundo que se irá descobrir.

5. Princípio Antecipatório: Os seres humanos são inspirados e guiados pelas imagens que criam do futuro. Este princípio tem a ver com a explicitação de afirmações que são feitas de forma positiva no presente e que, de alguma maneira, se relacionam com o estado desejado no futuro.

O Coaching Apreciativo tem ainda outra grande vantagem: a de ser altamente motivador para o próprio Líder. Experimente e vai ver que também ficará fã desta abordagem, a qual é uma verdadeira forma de estar na vida.


ANA TERESA PENIM (site oficial)
• Coach Executiva, Team Coach e Mentora Acreditada (PCC pela ICF)
• Cofundadora da YouUp-The Coaching & Mentoring Company e do INV – Instituto de Negociação e Vendas
• Líder da Comunidade de Prática de Team Coaching da ICF Portugal
• Secretária-Geral da EMCC Portugal
• Cofundadora e Publisher da Revista “DO it! – Vendas & Negociação”
• Coautora dos Livros:
“Ferramentas de Coaching”;
“Ferramentas de Team Coaching”;
“Ferramentas de Mentoring”;
“Atitude UAUme! – surpreender e criar valor na vida pessoal e nos negócios”;
“Negociar & Vender”.
• Autora do Livro: “A Arte da Guerra na Educação e Formação”, entre outros.
• Autora regular de artigos especializados sobre Coaching, Team Coaching, Mentoring, Liderança, Mudança, Aspetos Comportamentais da Gestão, Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, Vendas, Negociação, Retail.


Voltar

TOP