Blog

Voltar

Artigo reflexão: soft skills vs hard skills publicado na revista Human.

artigo reflexão

soft skills vs hard skills

publicado na revista Human.
edição setembro 2016

" Leia-se

«Todo o ser humano é um estranho ímpar», escreveu Carlos Drummond de Andrade. Leia-se: ninguém é igual a ninguém. E se nesta diversidade aqui poetizada granjeamos riqueza, é também sobre este atributo que, na realidade, enfrentamos sérios problemas.  Leia-se: é da diferença do que somos que, no mundo do trabalho, as organizações colhem os máximos proveitos e simultaneamente encontram os maiores obstáculos. Mesmo o mais «estranho ímpar» necessita do seu par e de com ele se relacionar. Porém, é na esfera dos comportamentos que as barreiras, manifestas ou latentes, têm as raízes mais profundas. 
No desejado equilíbrio entre ‘hard skills’ e ‘soft skills’ enquanto competências laborais essenciais, entre o técnico e o puramente humano, as ‘soft skills’ aventam um caminho mais difícil, mais demorado. Mas leia-se: um percurso interessante e certamente proveitoso. A relação «Eu-Outro» afigura-se, antes de mais, numa viagem interior, numa aprendizagem mais profunda.

Para lá de todas as inovações tecnológicas, as empresas continuam a encontrar nas pessoas os seus melhores meios e a direção para melhores resultados. 
Como escolher entre o invisível? Como formar o que é imaterial? Eis o desafio de quem emprega, eis o desafio de quem forma. Leia-se: eis o nosso desafio. É neste sentido que a Synergie, atuando em áreas estratégicas e complementares relacionadas com Recursos Humanos, Recrutamento & Seleção e Formação, tem vindo a especializar-se no domínio do Desenvolvimento Pessoal. O ser humano é, ainda, o mecanismo mais complexo. 
Na tarefa contínua de «ler» cada indivíduo, de (desen)FORMAR para dar nova FORMA, colocando cada colaborador no centro da narrativa institucional, daqui se otimizam os verdadeiros benefícios, traduzidos numa maior sustentabilidade e produtividade individual e coletiva. Vale a pena (re)investir, em si e na sua empresa. Vire a página. Reescreva-se. Leia-se.

Maria Antónia Bastos, Gestora de Formação da Synergie

 

Pode ver a edição completa da revista Human em:

http://www.upageit.com/ebooks/justmedia/human91/index.html 


Voltar

TOP