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Assertividade na apresentação do currículo

Como empresa de Gestão de Recursos Humanos, uma das grandes áreas de atuação da Synergie foca-se no recrutamento e seleção de candidatos, tendo por base a leitura e a aferição dos currículos dos mesmos, provenientes de vários horizontes profissionais.

O currículo é o cartão de visita, o primeiro impacto de um candidato. Por isso mesmo, a elaboração estrategicamente pensada aumenta consideravelmente as hipóteses de conseguir uma entrevista junto do potencial empregador. A apresentação do nosso currículo reflete ainda a intenção de nos posicionarmos no mercado de trabalho para início de atividade ou reconversão profissional. Para tal, a informação nele contida deverá evidenciar as nossas competências, sejam estas técnicas ou pessoais. Assim, é primordial captar a atenção de quem o avalia.

A problemática está em como criar um currículo apelativo.

Existem vários pontos de vista mencionados por vários autores. Neste artigo, reunimos algumas dicas consideradas uma mais-valia aos olhos dos avaliadores.

1. Comece pelo grafismo.
O currículo mais habitual é o Europass, de aspeto simples, organizado cronologicamente, de fácil leitura. Contudo, é apenas mais um no meio de tantos outros. Opte por um modelo que se diferencie pela sua imagem, recorra à internet para encontrar o template que mais o agrada e adapte-o a si.

2. Apresente-se
Forneça os seus dados biográficos de um modo criativo, conte uma história: a sua história, algo simples mas que se diferencie logo de início. Destaque as informações mais significativas, como o seu nome e contacto.

3. Objetivo Profissional – Opcional
Poderá enriquecer o seu currículo com um pequeno resumo que refira as funções a que se candidata e/ou para as quais as suas competências são uma mais-valia.

4. Formação Académica e Complementar
Se, para além do seu percurso académico, possuí formação complementar, é de todo importante referir a mesma.

5. Experiência Profissional
Um dos pontos mais importantes do seu currículo é este. Aqui deverá incluir toda a sua experiência profissional tendo em conta o cargo e/ou área a que se propõe, isto é, deverá fazer primeiramente uma filtragem sobre que atividades fazem realmente a diferença nas suas competências e que se constituem como uma vantagem competitiva.
Tal como o ponto anterior, a experiência profissional poderá ser apresentada de dois modos: cronológico, em que segue a linha temporal da mesma, ou funcional, em que apresenta primeiro as suas experiências mais significativas.

6. Outras Informações
Considere ainda acrescentar todas as informações que considera importantes, como o seu conhecimento em línguas, informática bem como seminários e conferências em que participou, prémios de distinção, hobbies relevantes ou outras atividades extraprofissionais que lhe acrescentam valor enquanto potencial ativo de uma organização.

Toda esta informação, do primeiro ao último ponto, deverá ser pensada e organizada tendo em conta o tipo de empresa e cargo a que se candidata, estando o mais adequada possível. Deverá ser um currículo claro, objetivo e sucinto, de modo a permitir que se posicione positivamente desde o primeiro contacto com o potencial empregador.


Esperamos por si!


Artigo da autoria da Equipa Synergie de S. João da Madeira.


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