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IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES

O grande objetivo de uma organização reside inevitavelmente em gerar lucro, distinguindo os seus produtos e/ou serviços. Sendo esse o âmbito principal das empresas, é importante perceber que para atingirem os resultados desejados deve-se ter em conta as pessoas que as constituem.


Apesar do reconhecimento crescente da relevância dos Recursos Humanos pelo tecido empresarial, é ainda necessário que as organizações proporcionem maior atenção e atuem com um maior foco na gestão das pessoas, já que o Clima Organizacional tem impacto direto na obtenção de resultados, em função do maior ou menor grau de satisfação dos(as) colaboradores(as).  Deste modo, é crucial que cada organização tome cada vez maior consciência para a extrema importância de investir nos(as) colaboradores(as), no sentido de se sentirem valorizados(as), integrados(as), enfim «únicos(as)». Por isso, a proximidade com as pessoas é um fator diferenciador e competitivo, pois uma equipa coesa tende a ficar mais forte e comprometida, contribuindo assim naturalmente para um maior sucesso da sua organização.


A gestão de pessoas em contexto laboral significa controlar os vários fatores que interferem na qualidade de trabalho e na própria vida dos(as) colaboradores(as), no sentido de orientar a sua conduta e proporcionar as melhores condições de trabalho. Além disso, é essencial dar apoio no desenvolvimento de competências, nos fatores que apresentam motivação para os(as) colaboradores(as), nos recursos e nas estruturas necessárias para a execução das tarefas.


Até recentemente, o Departamento de Recursos Humanos existia num contexto sobretudo administrativo, assegurando essencialmente as questões mais relacionadas com o processamento salarial e de âmbito legal. Atualmente, espera-se que os Recursos Humanos assumam adicionalmente novas responsabilidades, tendo em conta não só o crescimento da empresa, mas também o foco na satisfação das pessoas, devendo o Departamento de Recursos Humanos atuar nomeadamente nos seguintes aspetos:

-Desenvolvimento e implementação de uma Estratégia de Recursos Humanos, alinhada com a Estratégia de Negócio;

-Coordenação do Processo de Recrutamento & Seleção, promovendo a procura e integração de colaboradores(as) qualificados(as), assim como a retenção de talentos;

-Conceção e implementação de um Processo de Avaliação e Gestão de Desempenho;

-Definição de Plano de Formação, através do qual criem mecanismos de motivação e formação, possibilitando as devidas condições e recursos para que os(as) colaboradores(as) possam, por um lado, elevar os níveis de produtividade e, por outro, alcançar os resultados ambicionados, no sentido da sua própria realização profissional e pessoal;

-Criação de Planos de Carreira, procurando aferir quer necessidades implícitas e explícitas dos(as) seus(uas) colaboradores(as), contribuindo para o desenvolvimento de novas competências e funções;

-Fomentar a comunicação, vertical e horizontal, dentro das equipas e entre equipas, estabelecendo um elo de ligação entre colaborador(a)/ empresa.
 

Artigo da autoria de Arlete Rodrigues, Técnica de Qualidade da Synergie Portugal.


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